Muitos brasileiros já escutaram falar sobre a oportunidade de encontrar trabalho na Espanha através das chamadas “ocupaciones de difícil cobertura” onde a falta de mão de obra específica ou qualificada, facilita a contratação daqueles que estão tentando buscar trabalho estando ainda no Brasil.

O que são os trabalhos de difícil cobertura?

O orgão SEPE- Servicio Público de Empleo Estatal é o responsável por definir quais são essas vagas de acordo com a dificuldade de encontrar perfis quando os empregadores apresentam quando querem uma determinada ocupação profissional. Ou seja, aquelas que há poucos ou nenhum candidato, baseando-se nas informações dos candidatos desempregados que estão inscritos no Servicio de Empleo que a cada três meses faz uma pesquisa para o último período analisado.

Como funciona a divulgação?

Através de um catálogo podemos saber se há oportunidade de fazer contato com empresas relacionadas com a necessidade estando ainda no Brasil.
O catálogo é elaborado por comunidades autônomas, considerando que a Espanha está organizada administrativamente em 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas.

No geral, os empregos difíceis de encontrar candidatos são os de deportista profesional (atleta profissional) entrenador deportivo (técnico esportivo) e frigorista naval (técnico de instalação, reparação e montagem de circuitos frigoríficos e elétricos). No catálogo podem encontrar todas além dessas que são as mais demandadas em todo o país.

william-stitt-224301

Como proceder?

Se você está no Brasil e encontra algo relacionado com sua qualificação no catálogo, o mais indicado é buscar na internet as empresas que dispõem dessas vagas. Dito catálogo nada mais é que uma orientação para que você possa facilitar seu processo de buscar a distância, considerando que dentro dessa possibilidade, a empresa pode aceitar sua candidatura e oferecer um contrato de trabalho, permitindo a vinda do trabalhador estrangeiro com toda a cobertura e direitos para viver legalmente no país. Legal é ser legal!
Fica a dica!

Clique aqui para saber mais sobre Trabalhar na Espanha no blog Partiu Espanha da brasileira Taiana Amaral Jiménez!

E para dúvidas em geral, escreva para casadobrasilvalencia@gmail.com colocando no assunto DICAS DA PAULINHA que é nossa anjona em solos valencianos, sempre disposta a ajudar.

Aquele Abraço!