Quem são e serão a Casa do Brasil Valência

Quando se fala a palavra Associação vem logo à cabeça um grupo, um conjunto de pessoas que uniram-se com um propósito em comum. O que temos em comum? Um grande amor, respeito e orgulho pela nossa origem, história e cultura.

Quem faz parte da Associação?

Eu, você e todos que querem juntar seu grãozinho de areia nesse objetivo de concentrar todas as informações e referências sobre nosso amado Brasil em solos valencianos.
É claro que a Associação tem um corpo diretivo porque foi necessário reunir um mínimo de três responsáveis legais para que fosse constitúida, mas quando falamos que é de todos, é porque foi todo um processo e várias mãos plantando essas sementes.

Conheça quem deu uma mão e colocou os seus dedos nessa massa

Iniciamos o projeto em fevereiro de 2016, quando em um dos nossos prazerosos cafés e bate-papo Gilca Flores e eu, Aline Navarro, nos juntamos para fazer os primeiros rabiscos de um projeto de centro de referência do Brasil na cidade de Valencia. Não tínhamos conhecimento de nenhuma Associação atuante e colocamos no papel o início desse desejo.

Quem somos

Paula, Aline, Luciana e Gilca. Alguns dos dedinhos de muitas mãos da Casa do Brasil.

A primeira iniciativa foi apresentá-lo ao cônsul honorário, Sr. Vicente Soriano, que nos recebeu super bem. Apoiou indicando contatos de outros brasileiros, associações, e gente que poderia somar e subir a esse barco com a gente.
No projeto inicial, conhecemos o mundo do PLH- Português como Língua de Herança, uma modalidade de ensino e prática da língua portuguesa e transmissão da nossa cultura, presente em diversas partes do mundo.

Nasce o Projeto Mininiños

Coincidências da vida ou não, o pontapé inicial foi dado com a nossa participação no Congresso de Multilínguismo, atuando no stand do Consulado do Brasil, a convite do Sr. cônsul Vicente Soriano.
Nesse evento, já contávamos com a Paula Carneiro, entusiasmada por colaborar e participar da nossa iniciativa. Éramos 3!

Apresentação do nosso coral improvisado com brasileiros residentes.

Nosso stand recebeu a visita de muitos brasileiros que foram para participar de uma das atividades do dia: o coral. Cantamos (e desafinamos) a música Aquarela do Toquinho e foi também uma maneira de incluir-nos na comemoração do Dia Internacional do Português como Língua de Herança, idealizado pela BEM (Brasil em Mente) de Nova Iorque, com quem fizemos nossos primeiros contatos.

Divulgamos o início do nosso projeto de PLH -Português como Língua de Herança- e conhecemos muitos brasileiros residentes.

 

Nathalie Torres Garcia, subdiretora geral de Política Lingüística e Gestão do Multilingüismo; Vicente Soriano Baños, cônsul honorário do Brasil em Valência, Paula Carneiro, coordenadora Mininiños, Rubén Trenzano Juan, Diretor Geral de Política Linguística; Aline Navarro coordenadora do Mininiños.

Através da música, recebemos nossa 4ª apoiadora e componente desse projeto: Luciana Monte. A conhecemos nesse dia e já se entregou de corpo, mãos auxiliadoras e ativas à essa iniciativa.

Aline, Gilca, Paula e Luciana… e muitos nomes mais, como a Ana Sueli Sousa e o Adriano dos Santos que também fazem parte da formação atual.

Nomes, corações e mãos que seguirão escrevendo a história da Casa Do Brasil Valencia.

Estamos abertos para receber a todos os brasileiros que vivem em Valencia e que já estejam realizando alguma atividade artística ou educativa. Quer participar?

Escreva para casadobrasilvalencia@gmail.com e vamos nos conhecer!
Aquele abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s