Mininiños: Doce novembro com a visita de Felicia Jennings-Winterle

O projeto Mininiños de Valência recebeu a visita especial da educadora Felicia Jennings-Winterle, depois de um mês de ansiosa e feliz espera.

Incrível como nós que estamos fora do Brasil já não vemos as fronteiras como algo que possa impedir que maravilhosos encontros aconteçam. Continentes distantes acabam unidos em forma de abraço quando o propósito de fazer o BEM acontece.

Oficina Felicia Jennings-Winterle

Felícia Jennings-Winterle é a fundadora e Diretora Educacional da BEM- Brasil em Mente de Nova Iorque. Foto: Gilca Flores.

O primeiro contato da educadora com a organização do Mininiños foi uma surpresa com notícia boa. Para quem não sabe, o projeto nasceu inspirado na longa trajetória da Felícia. Inclusive, a data de início do projeto foi pensada justamente para coincidir com o Dia Internacional do Português como Língua de Herança, dia 16 de maio (saiba mais aqui).

Felicia mora nos Estados Unidos, mas durante uma temporada está viajando e realizando cursos pela Europa. Desta maneira, tivemos a sorte de receber sua visita. Seu primeiro contato foi através de uma mensagem muito simpática e direta, que dizia:

Como está a iniciativa Mininiños? Posso visitá-los?

Macaco, quer banana?

Claro que a notícia nos encheu de alegria!

Os preparativos da visita tão especial foram com tanta empolgação de ambas partes, que até nos confundimos com a data. Felicia, acostumada com a escrita inglesa onde as datas são no formato de primeiro o mês e depois o dia, era esperada no dia 11/10 quando na verdade chegaria no dia 10/11.

Por este motivo, a doce espera e cancelamento da sua participação no evento do Dia das Crianças no mês de outubro.

Contaremos um pouco do muito que significou essa vinda, onde além de visitar o projeto de PLH, a educadora conheceu também muitos participantes do projeto e da nossa comunidade brasileira, devido às atividades da Associação Casa do Brasil Valência.

Oficina Felicia Jennings-Winterle

Quais são nossas estratégias para manter o português vivo dentro de casa? Foto: Gilca Flores

Participar de uma oficina com alguém que é uma das pioneiras da difusão e divulgação do português como língua de herança, criadora de um método de alfabetização para brasileirinhos e idealizadora da primeira escola para crianças brasileiras no estado de Nova Iorque; é algo muito emocionamente para nós, que estamos “engatinhando” ainda.

Felícia é o papa do PLH. Ela riu ao escutar, mas sua trajetória profissional inspirou não não só o grupo de Valência, mas praticamente todas as iniciativas espalhadas pelo mundo. Todas elas tiveram seu apoio, ou a inspiração e direcionamento para que trilhassem seu caminho.

Sua organização cultural, Brasil em Mente (BEM) promove o ensino e a manutenção do português como língua de herança. Está focada especialmente em formar e capacitar educadores, pais e professores incentivando o bilinguismo.

“Mulheres comprometidas com a educação e que querem, por meio dela, fazer do mundo um lugar de diversidade e globalização” Felicia Jennings-Winterle

Oficina Felicia Jennings-Winterle

A constância, o repertório e a qualidade ao ensinar a língua derrubará mitos do tipo: esquecer o português. Foto:Gilca Flores.

Na oficina, troca de ideias e dicas de como melhorar a transmissão da rica herança cultural brasileira. Cada uma de nós sempre teremos uma estratégia para que o português esteja vivo todos os dias dentro da casa da gente.

Mais do que nos orientar, também escutar. Saber como cada uma de nós faz para ensinar às crianças não só a língua, mas nossa brasilidade. E daí incrementar suas pesquisas.

 

Oficina Felicia Jennings-Winterle

O bem-vindo de “La Casa para pasárselo pipa”, o espaço sociocultural onde realizamos nossos encontros. Foto: Aline Navarro.

Como diz o provérbio africano: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Nós nos sentimos imensamente privilegiadas pela Felicia fazer parte da nossa!

O nosso muito obrigada pela visita! Temos certeza que sua semente foi lançada em terra fértil, onde o BEM mora e os laços de amor e carinho prevalecem.

Gratidão de todos que fazemos o projeto Mininiños de Valência. Volte sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s