A alma e o coração da Casa do Brasil! Aline Navarro, a nossa Presidenta!

Aline Rabelo Navarro, paulista do ABC, traz consigo um pouco de Bauru também, onde cresceu e onde vive a família até hoje.

Brasileira como é, pôs um pé aqui outro acolá e o coração ficou dividido entre o sudeste e o nordeste brasileiro.

Sua mãe é cearense e ela foi parar em Natal, onde trabalhou durante dez anos como guia de turismo nacional e regional bilíngüe (português e espanhol) do estado do Rio Grande do Norte, sendo credenciada pelo Ministério de Turismo.

Sendo assim, costuma dizer que é “paulista de coração potiguar”. Morre de saudades da terra onde deixou grandes amigos da vida!

Ali, no calor nordestino de Natal também é início dessa linda história de amor de Aline e Angel! E como uma renda de bilro, a vida foi bordando outras histórias de amor: Aline e Espanha, Aline e Raúl!

Aline Rabelo Navarro

Aline Navarro: atual presidente da Casa do Brasil Valência

Falando português pelos cotovelos, sempre!

Em 2008 chega a seu primeiro destino espanhol, Murcia, comunidade autônoma do seu marido Angel e, quem diria, dos seus bisavós paternos.

Ao princípio sua adaptação ao novo país foi muito difícil, principalmente pela parte profissional. Devido à crise que assombrava a Espanha, o que encontrou foram oportunidades onde a língua portuguesa era o diferencial.

Foi  professora de português nos cursos preparatórios da Universidad de Mayores e também de empresários com destino ao Brasil e alunos com bolsas de estudos, tipo: Erasmus, Santander Ila e Leonardo da Vinci, de Portugal.

aline rabelo navarro

Aulas de português em Murcia. Foto: arquivo pessoal.

Além de dar aulas, começou a fazer um curso de Comércio Internacional, visando aqueles tempos áureos da econômia brasileira. Logo depois, trabalhou como administrativa comercial em empresas do segmento de T.I (Tecnologias da Informação) e assessoria de recuperação de impostos da União Européia.

Em 2015, por motivos de trabalho, a família se muda a Valencia.

Aqui, vendo seu filho Raúl imerso na cultura espanhola, sua paixão pelo Brasil fez com que Aline identificasse a necessidade de impulsionar o idioma materno, a ponte para o diálogo de seu filho com a família e a cultura brasileira. Foi essa angústia de mãe que a instigou a buscar caminhos e encontrar a proposta do Português como Língua de Herança.

Um intervalo entre a saída de um emprego e contratação do seguinte (agora trabalha como  social media marketing) foi o tempo que necessitava para colocar em prática o projeto que idealizava.

E nasce a Casa do Brasil Valencia

A partir do contato com projetos exitosos, foram necessários só alguns cafezinhos, riscos e rabiscos de textos, para nascer o primeiro projeto concreto da futura Casa do Brasil Valencia, o projeto Mininiños.

O movimento gerado pelo Mininiños logo impulsionou outro projeto, que é a cara dessa mulher dinâmica, alegre e conversadeira. Bora encontrar mulherada? Pronto, o Café com Mulheres chegou.

Desses lindos projetos surgem novas ideias e necessidades da comunidade brasileira residente e mais uma vez, ela abraça a ideia e funda a Associação Cultural Casa do Brasil.

aline navarro casa do brasil valencia

Aline e seu filho Raúl em mural urbano em homenagem à comunidade brasileira.

A Casa do Brasil proporcionou um convívio intenso e prazeroso com a comunidade brasileira, entusiasmando a candidatar-se como voluntária do Conselho de Cidadania do Consulado de Barcelona, do qual foi eleita e atua como vocal na Mesa de Associativismo.

Aline, sempre pensando em novas atividades, novos eventos, novos serviços pra comunidade, não para. Uma fonte inesgotável de amor e dedicação a cultura do nosso país.

E com essa característica tão marcante é impossível prever o que ainda vem por ai! Com certeza surgirão novos projetos, atividades, encontros, eventos, etc, etc…. Uma eterna caixinha de surpresas… e das boas!!!

Quer contar com ela?

Aline está disponível para projetos de marketing e redação, bem como interessada em oferecer oportunidade aos projetos culturais que queiram contar com o apoio e articulação da Casa do Brasil que preside.

Ô de Casa! Vai entrando…

Neste espaço apresentamos os membros, voluntários e todos que somam como Amigos da Casa, sendo também empreendedores e artistas brasileiros residentes em Valência.

Participe!

Basta escrever para casadobrasilvalencia@gmail.com ou através do Facebook e Instagram

A Casa do Brasil Valencia orgulhosamente apresenta sua comunidade brasileira!

*Por Gilca Flores e Paula Carneiro (edição final e dedinhos intrometidos da Aline, claro).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s