Que essa casa é como coração de mãe, e sempre cabe mais um, alguém duvida?

O que nós não imaginávamos e nos enche de alegria, é imaginar que esse voluntariado cruzaria fronteiras. Deixa que a gente conta agora mesmo…

Desde Portugal, através de um contato por e-mail feito pelo Leonardo Nascimento, estudante de um mestrado em Estudos da Cultura, da Universidade Beira Interior de Covilhã, recebemos o privilégio e a oportunidade de contar com seu voluntariado.

O programa ERASMUS (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students) é uma iniciativa pública que permite que os jovens de diferentes países se reúnam, convivam e trabalhem em projetos comuns durante curtos períodos.

Ficamos muito felizes pela oportunidade, porque era um sinal do alcance do nosso trabalho na Casa do Brasil.

Papéis para cima, papéis para baixo, alguns meses se passaram e desembarcavam em Valência não só o Léo, mas o Murilo também, que animado com a possibilidade de recebê-los, também «se sumó al barco» como se diz aqui nas terras hispânicas.

Murilo e Léo, estagiários do programa Erasmus+

O meninão Léo

O jovem e grande Léo de quase 1,99 de altura, desde o primeiro contato, nos cativou.

Simpático, educado, desenrolado. Se nota a base familiar, sempre tão importante, porque como todos sabemos e Saramago afirmava: «Filhos são para o mundo».

O Léo é carioca, morador do bairro Cosme Velho, um bairro que como ele mesmo diz, está aos pés do Cristo Redentor. Sua família é numerosa, sendo ele um dos quatro filhos da conhecida e estimada Socorro, idealizadora do espaço cultural Galpão Ladeira das Artes, um espaço charmoso, alternativo e que sempre faz valer a pena subir as ladeiras, como seu próprio lema confirma.

Esta experiência de viver imerso à arte, veio junto com ele, guardadinho em cada canto de sua mochila e sempre presente na manifestação das suas ideias na Casa do Brasil Valência.

Durante o período do seu estágio, de junho de 2018 até março de 2019, o Léo colaborou em todos os projetos, cuidou das nossas redes sociais e até da nossa meninada. 

Inspirados pela presença do Léo e do Murilo, nossos meninos Erasmus, resolvemos fazer nosso Festival Amarelo Mango, que vocês podem sentir a vibe aqui:

Sem dúvida, o Amarelo Mango foi a semente trazida pelo Léo e o Murilo, que nos inspiraram, nos apoiaram e fizeram que acreditássemos que era hora de algo maior do que estávamos acostumados a organizar.

E foi muito bonito!

festival amarelo mango equipe casa do brasilfestival amarelo mango equipe casa do brasil

Embora o Murilo não tivesse alcançado a data do evento, porque foi embora antes (seu estágio foi mais curto) nós também atribuimos a ele, a realização do mesmo.

Então, é hora de contar o que ele também aprontou por aqui em sua temporada em Valência…

O meninão e tio Murilo

O estiloso Murilo é um paranaense que tem a arte de muitas vertentes nas veias: educação, gastronomia, pedagogia, teatro.

Desde a sua chegada, focamos sua experiência pedagógica no projeto Mininiños, principalmente por sua experiência. Sua família administra um colégio particular, em Londrina.

O resultado foi um super encontro, o MIniniños Chef, onde a meninada aprendeu a fazer seu próprio sanduíche de forma saudável. Bombou!

Olha que arteiros somos…

Sanduíche saudável no Mininiños Chef
É para ver e para comer…
Brincar, criar e se alimentar saudável!

E tudo que é bom…

Sim, durou pouco, mas o suficiente para ganharmos novos amigos. Desejamos muito sucesso em tudo que realizarem e deixamos aqui a nossa gratidão, um pouco tardia, mas felizes por tudo que vivemos juntos!

Um enorme abraço de nós todos daqui, os Brasileiros de Valência. Voltem quando puderem e quiserem!

Muito obrigado por tudo, meninos!

Aquele conhecido e familiar abraço de todos que fazemos a Casa do Brasil Valência!

Quer saber mais sobre o estágio Erasmus+?

Se achou interessante e gostaria de saber mais sobre os estágios do Erasmus+, aguardem que vamos preparar um post onde eles possam contar sobre suas próprias experiências.

Aí Léo, aí Murilo, deixando lição de casa para vocês!

Ô de Casa…

Esse espaço é dedicado a todos que batem na porta da Casa do Brasil Valência. Quer contar sua história aqui? Escreva-nos!

info@casadobrasilvalencia.com

Esperamos vocês no Facebook e também Instagram