Ana Sueli Sousa: a versátil artista e arteira

Ana Sueli Sousa ou simplesmente, Su. Assim é como chamamos ela, que tem suas mãos sempre “metidas na massa” da Casa do Brasil Valência.

A orgulhosa nordestina, cearense de Fortaleza, chegou em Valência por motivos do coração. As famosas dunas e praias maravilhosas foram cenário de uma linda história de amor que começou pela internet.

O amor fez com que ela deixasse tudo: a família, o trabalho no setor financeiro da Secretaria de Saúde de Fortaleza, atravessando o Oceano Atlântico em 2008.

Chegou, casou e em pouco tempo, era mãe do menino Rafinha. Também realizou seu sonho de estudar desenho gráfico de 2009 até 2012, formando-se no Centro de Estudios Superiores Barreira, como desenhadora gráfica.

Entendeu o arteira?

Time-Equipe (11)

Ana Sueli Sousa é coordenadora da comissão de eventos da Casa do Brasil Valencia.

Ana Sueli Sousa e sua história de vinda e… volta!

A história da Su tem uma observação especial. Ela é das poucas pessoas da nossa comunidade que teve a oportunidade de fazer o caminho de volta. Oi?

Pois, é! No ano de 2014, seu marido, o Rafão, foi transferido para uma delegação de sua empresa, em São Paulo. A família encarou a mudança numa boa e viveram 3 anos muito felizes, até que, em 2017, como era do conhecimento deles, teriam que voltar.

E, o especial que destacamos na sua história, é que ela estava super adaptada e feliz em Sampa. Foi um processo muito dolorido voltar à Valência.

Mesmo sabendo como era a vida e tendo amigos queridos que tinham ficado, ela sofreu.

Mas, como todos que passam por esse processo de mudança sabem, sempre vem o lado bom também. O tempo sempre acaba sendo o responsável disso. Neste caso, nos anos que ela esteve morando lá, a Casa do Brasil Valencia estava nascendo.

E para selar essa aproximação,  foi ela quem assumiu o lugar de uma dos membros, Luciana Monte (a gente vai falar dela em outro post, claro) que deixou a todos chorando, indo morar na Holanda.

Logo, para Ana Sueli, ter uma associação cultural brasileira na cidade deu ânimo para rapidinho somar suas forças em todos os sentidos: participando das atividades e trabalhando voluntariamente. E como trabalha! Ô bicha pé de boi!

Atualmente, coordena o evento Café com Mulheres, sendo também a responsável por todo o conteúdo de imagens e artes da associação, além de organizar festas repletas de alegria e bom gosto.

Para o conhecimento de todos, ela é uma experiente decoradora de eventos em geral. Inclusive também faz bolos, doces e um feijão para os amigos daqueles de lamber os beiços!

Conheça mais do trabalho dela aqui! 

No Instagram  também poderá seguir a arte da arteira Su!

 ana sousa creative

Ô de Casa! Vai entrando…

Neste espaço apresentamos os membros e todos que somam como Amigos da Casa, sendo também empreendedores e artistas brasileiros residentes em Valência.

Quer participar?

Fale com a gente através do casadobrasilvalencia@gmail.com e acompanhe  @casadobrasilvalencia no Facebook e Instagram

Su, a Casa do Brasil Valência orgulhosamente te apresenta!

Anúncios

Casa do Brasil Valência prestigia a visita do Buque escola Brasil da Marinha

Foi rápido, mas valeu a visita! O buque escola da Marinha do Brasil passou pela Marina Sur de Valência e nossa associação foi muito bem recebida!

À convite do capitão do navio, Vagner Belarmino de Oliveira, comandante do Buque Escola Brasil; e do cônsul honorário Vicente Soriano Baños, a Casa do Brasil Valência esteve presente na animada e hospitaleira recepção organizada à bordo, realizada no dia 10 de setembro de 2018.

Nossa associação, antecipadamente, avisou a comunidade sobre as visitas guiadas que aconteceram durante dois dias, 11 e 12 de setembro, no período da tarde. Você pode ver nosso comunicado e divulgação clicando aqui!

buque escola em valência

Membros da Casa do Brasil Valência visitam o Buque Escola Brasil.

Buque Escola: um pouquinho do Brasil aqui

A experiência de visitar o U-27, que desde os anos 80 tem a missão  de ensinar e capacitar os Guardas-Marinha durante a viagem de formação, é emocionante!

Todos nos receberam com seus sorrisos de “brasileiros à vista”. A música, comandada pela Banda da Marinha, caprichou no repertório, com clássicos da MPB e do samba brasileiro. Ninguém ficou parado, muito menos “mareado”.

Salgadinhos, mesa de frios, cervejinha lá de casa e uma doce despedida com bombons brasileiros, fez desta noite maravilhosa, mais uma oportunidade de apresentar-nos como centro de referência da cultura brasileira em solos valencianos.

Buque escola Brasil- set18 (1)

Os anfitriões e convidados durante a festa

Nos dias seguintes, durante a visitação aberta ao público, voltamos com as crianças do projeto Mininiños, sendo muito bem recebidos nesta ocasião pelo comandante Farage.

Agradecemos a todos os tripulantes pela recepção e visita, desejando uma próspera viagem durante os próximos portos e feliz regresso às casas.

Nosso agradecimento especial também ao Timothy, que nos guiou com os olhos repletos de entusiasmo, fazendo do seu coração, o timão da carreira que decidiu seguir!

Muito obrigado, desta Casa brasileira em Valência!

Aquele abraço

Confira mais fotos:

buque escola marinha (1)

Projeto Mininiños de Português como Língua de Herança visita o Buque Escola Brasil.

buque escola marinha (2)

Mininiños brincam com a vista do U-27 – Buque Escola Brasil.

buque escola marinha (1)

buque escola marinha (2)

 

Eventos brasileiros em Valência- Espanha

Quer saber tudo que acontece com a comunidade brasileira?

Acompanhe através do @CasaDoBrasilValencia no Facebook e também no Instagram,

@casadobrasilvalencia 

Contatos com nossa associação cultural através do casadobrasilvalencia@gmail.com

Responsável de comunicação: Aline Navarro

Casa do Brasil iniciará “Raízes”- Encontros terapêuticos gratuitos

O projeto “Raízes” da Casa do Brasil Valência nasce com o objetivo de oferecer apoio emocional gratuito através de encontros terapêuticos àqueles que estão passando por dificuldades no processo de migração.

Ser estrangeiro é um verdadeiro encontro com o desconhecido. Encontrar um emprego, fazer novos amigos, falar um novo idioma, entender códigos sociais e culturais diferentes são alguns dos desafios que surgem ao mudar de país.

Raizes

Os encontros contarão com o colaboração voluntária da brasileira Suelen Almeida, psicóloga especialista em psicanálise clínica pela Universidade de Salamanca e em psicologia da gravidez pela Universidade de Valência. Vive na Espanha desde 2014 onde teve contato com pessoas de diferentes nacionalidades e com a realidade e os desafios do processo de imigração. Atualmente colabora com a ONG Médicos del Mundo na atenção a pessoas expostas a situações de vulnerabilidade social e atende em consulta privada.

Os encontros serão realizados no CAI (Centro de Atención a la Inmigración). O primeiro será no dia 8 de novembro de 2017 às 12:00. A princípio os encontros serão a cada 3 meses e será gratuito. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer reserva informando nome e telefone de contato através do e-mail casadobrasilvalencia@gmail.com

Raízes Casa do Brasil Valencia

O apoio será destinado aos brasileiros residentes em Valência e será gratuito

A Casa do Brasil Valência é uma Associação Cultural sem fins lucrativos e realizará projetos como o “Raízes” com o apoio do Consulado Geral de Barcelona, que iniciou recentemente com os voluntários do Conselho de Cidadania na Jurisdição de Barcelona o “Encontros com a Comunidade”, realizando encontros e projetos de apoio em diversas áreas, como o “Raízes” que se iniciará em Valência.

Todos sabemos o quanto é difícil o começo. Solidão, silêncios, timidez… Por mais valentes que sejamos, para todos nós a travessia é dolorida. Muitos ficam no meio do caminho, sem saber como reagir com tantas mudanças. Se fecham, se deprimem, faltam forças.

Ter uma mão brasileira estendida com certeza fará toda a diferença.

Acompanhem todas as notícias, divulgações e dicas através do Facebook @casadobrasilvalencia

CAI Centro de Apoyo a la Inmigración

Centro de Atención a la Inmigración CAI- Endereço: Carrer del Pou, s/n

 

Os encontros “Raízes” apoiarão na travessia que dura mais que o voo de chegada.

Café ou chá de cozinha de mulheres no Jardín Urbano?

Nem deu tempo de sentir saudades da mulherada do encontro de setembro e lá estávamos, lotando o Jardín Urbano no comecinho de outubro.

Tínhamos pressa porque a anfitriã do mês, a Raquel, ia casar e viajar de lua de mel. Tá entendendo agora o porquê do Café ter virado um chá de cozinha de comadres? Ou seria uma despedida de solteira?

O vegano Jardín Urbano recebeu a mulherada brasileira

A gente sempre fala sobre a facilidade de conhecer gente nos encontros. A prova disso é que a Raquel conheceu a  Karol em setembro e perguntou sobre locais para o próximo encontro. Recebeu a indicação e escolheu pelo Jardín Urbano.

Com um cardápio vegano, o local foi muito atencioso com a gente, reservando praticamente todo o interior para nosso grupo. Resultado: outro sucesso de participação. Desta vez a gente não contou, mas deu até para fazer uma “ola”.

café com mulheres outubro

O toque especial da anfitriã para o sorteio, feito com adivinhança.

Neste encontro, como em todos, novas carinhas e sorrisos. Outras, repeteco.

E claro, as que estamos em todos, faça chuva ou sol. Seja chá ou café, cachaça (ops) ou cerveja. ¡Viva el vino!

Tivemos a presença especial do bebê recém chegado ao mundo, Alexandre!

E entre zuada, risadas e entrega de um presente especial à noiva e anfitriã (adivinhem?) fizemos deste encontro mais uma delícia de “Café com Mulheres”

café com mulheres outubro 2017

As brasileiras florindo o Jardín Urbano. E fazendo um auê, claro.

A Thalita foi quem adivinhou quantos chocolates tinha dentro do potinho e desta forma divertida e criativa, fizemos o sorteio da anfitriã de novembro.

café com mulheres outubro2017

A sorteada e anfitriã do próximo, Thalita e o bebê Bernardo.

Onde será que nos veremos? Supresa!

Café com mulheres outubro 2017

Adivinhem quantos chocolates?

E por falar em surpresa, por que você que sempre tem vontade de ir não se organiza e vai na próxima vez?

Será um prazer conhecê-las!

Quer participar? Curte aqui nossa fanpage no Facebook!

 

Café com mulheres outubro
O @CasaDoBrasilValencia divulga todos os eventos brasileiros realizados em Valência.

 

Organização: Casa do Brasil Valencia. – Contato casadobrasilvalencia@gmail.com

Experiências vividas, experiências compartilhadas no blog. Conheçam a pedagoga Ana Flávia Gardim

Entre as amizades já estabelecidas e os novos contatos que a Casa tem feito, hoje apresentamos a Flávia Gardim, que mora em Valência com sua família e conta suas experiências no blog “Mudar é preciso”.

Ana Flavia Mudar e preciso

Ana Flávia Gardim – Foto arquivo pessoal.

Com a cidadania italiana, Flávia e família resolveram mudar para a Espanha, escolhendo Valência.

Todo o processo da mudança, papelada, sentimentos e desafios são contados no blog.

Sua família é o perfil mais comum que chega à Valência nos últimos anos: cidadania européia com empresa ativa no Brasil. Qual o motivo que os atraiu? A qualidade de vida foi o fator decisivo de mudar à Espanha.

Adaptação, dicas e conselhos da Flávia: mulher, mãe, esposa, pedagoga, fotógrafa e artesã

Quando comentei-lhe da nossa ideia de divulgar todas as atividades artísticas dos brasileiros residentes em Valência, a Flávia topou no mesmo momento. Nos enviou todas as informações através do e-mail e reproduzimos tal qual agora:

Me chamo Ana Flávia, sou brasileira, casada e tenho dois filhos. Adoro escrever e também me encantam os trabalhos manuais, a arte e estar entre a natureza. Tem uma coisa que amo: mudar! É uma coisa inexplicável que levo comigo 🙂

Dentro do Brasil eu mudei várias vezes. Atualmente, moro em Valência, uma cidade linda que encanta a todos. Podemos sair à noite, meu filho maior vai sozinho para o colégio, a segurança aqui é fantástica. Sem falar das opções culturais, parques, museus…Adoro!

As pessoas que olham de fora acham que mudar é muito fácil, somente fazer as malas e “voilà”, cair no mundo!! Mas… não é bem assim. Existe a parte burocrática e você tem que ter documentação e estar sempre legalizado no país que vive. É muito importante porque ser estrangeiro não é fácil. Agora pense um estrangeiro ilegal?

Como morei com meus avós que são italianos, para mim foi bem mais fácil, porque consegui minha cidadania através deles.

Tenho um blog que surgiu depois de tantas perguntas que eu recebia por e-mail e por Messenger. Então resolvi criá-lo, assim respondo às perguntas e ajudo muitas pessoas com informações.

Ana Flavia blog mudar e preciso

A chegada com excesso de alegria na Espanha – foto reproduzida do blog.

Para orientar as mães recém chegadas em Valência, deixamos o acesso direto onde ela comenta sobre Colégios na Espanha parte 1 e Colégios na Espanha parte 2. Uma ótima oportunidade para tirar as dúvidas e chegar no portão da escola com menos dúvidas na volta às aulas.

Como ela mesma disse, adora a arte. Em suas mãos verdadeiras obras de arte e ternura são criadas. Flávia também é artesã, confecciona bonecas de pano cheias de encanto.

Ana Flavia Gardim bonecas

A arteira Flávia e suas lindas bonecas

Vocês também podem acompanhar o “Mudar é preciso”  através do Facebook e participar dos nossos encontros onde famílias como a dela participam e nos conhecemos em solos valencianos.

Quer comentar sobre o seu trabalho ou atividade artística em Valência? Escreva para casadobrasilvalencia@gmail.com e acompanhe tudo através do facebook  @casadobrasilvalencia

Aquele abraço!🇧🇷