Impossível que nunca tenha visto a carinha da Paulinha nos grupos fechados de Brasileiros em Valência. Mais ainda, que nunca tenha lido algum comentário, dica ou experiência própria contada.
Paula Viviane Carneiro Utzig é um anjo que está sempre conectada por lá. Antes dos seus dedos rápidos para responder qualquer consulta, está a mão estendida a todos que estão chegando pela cidade e buscam ajuda por lá.
A Paulinha! Assim é como carinhosamente a chamamos, porque os diminutivos fazem parte da nossa essência brasileira, de acordo com o poetinha Vinícius de Moraes, que frequentemente os usava.
Gaúcha de São Leopoldo, Paulinha estudou Engenharia de Produção na Universidade Unisinos e sua história com Valência começou em 2006, quando veio fazer um doutorado em Gestão de Empresas, na UPV- Universidad Politécnica de Valencia.
Sua experiência de vinda, estudos, incorporação ao mercado de trabalho como engenheira de qualidade; e processo de dupla nacionalidade (em 2016 adquiriu a espanhola) fez com que suas dicas fossem sempre compartilhadas com a comunidade brasileira.

Paula Viviane Carneiro Utzig e suas mãos fazem parte da diretoria da Casa do Brasil Valência.
Paulinha e a Casa do Brasil Valência
Justamente a ajuda constante aos brasileiros que chamou a atenção e permitiu a aproximação e amizade inicial entre os primeiros membros. Paula é a atual tesoureira da Associação Cultural sem fins lucrativos.
Desde o começo trabalha de forma voluntária no projeto Mininiños, o embrião da Casa do Brasil Valência. Com sua alegria, inteligência e bom humor é presença garantida em eventos como Café com Mulheres e grande apreciadora da Música Popular Brasileira, somando sua voz ao coro das apresentações artísticas da cidade. Ela adora cantar!

Stand do Consulado do Brasil na Feira de Idiomas e Congresso de Multilinguismo. Mayo-2016.
Sobre a nacionalidade espanhola
Uma das curiosidades no processo da cidadania realizada por ela, em 2016, é que por lei teve que adicionar um sobrenome para completar os dois exigidos. Paula então adicionou o materno, de origem alemã, e agora se chama Utzig também.
Como é comum no Brasil, todos temos muita miscigenação e no caso da gaúcha Paulinha, não se estranha que tenha origem alemã, comum no Rio Grande do Sul.
E, justamente por essa influência cultural, Paulinha é uma das incentivadoras às festas com temas regionais. Pode ter certeza, que ela vai organizar uma gaúcha um dia!
Mas, enquanto essa festa não chega, o que não faltará é convite para tomar um delicioso chimarrão no rio Túria.
Não tenha vergonha em contatar direto com ela.
Como recordação, fica aqui a primeira mensagem trocada há anos atrás.
…
E o que a comunidade vivencia sempre é sua ajuda. Incansável.
Afortunados os que sabemos valorizar esse tesouro em forma humana que se chama Paulinha! Privilégio poder conviver com alguém tão virtuosa como ela!
A Casa do Brasil Valencia agradece e o Ô De Casa orgulhosamente apresenta!
Comentarios recientes