Quando se fala a palavra Associação vem logo à cabeça um grupo, um conjunto de pessoas que uniram-se com um propósito em comum. O que temos em comum? Um grande amor, respeito e orgulho pela nossa origem, história e cultura.

 

Quem faz parte da Associação?

Eu, você e todos que querem juntar seu grãozinho de areia nesse objetivo de concentrar todas as informações e referências sobre nosso amado Brasil em solos valencianos. É claro que a Associação tem um corpo diretivo porque foi necessário reunir um mínimo de três responsáveis legais para que fosse constitúida, mas quando falamos que é de todos, é porque foi todo um processo e várias mãos plantando essas sementes.

 

Conheça quem deu uma mão e colocou os seus dedos nessa massa

Iniciamos o projeto em fevereiro de 2016, quando em um dos nossos prazerosos cafés e bate-papo Gilca Flores e eu, Aline Navarro, nos juntamos para fazer os primeiros rabiscos de um projeto de centro de referência do Brasil na cidade de Valencia. Não tínhamos conhecimento de nenhuma Associação atuante e colocamos no papel o início desse desejo.

Paula, Aline, Luciana e Gilca. Alguns dos dedinhos de muitas mãos da Casa do Brasil..

A primeira iniciativa foi apresentá-lo ao cônsul honorário, Sr. Vicente Soriano, que nos recebeu super bem. Apoiou indicando contatos de outros brasileiros, associações, e gente que poderia somar e subir a esse barco com a gente. No projeto inicial, conhecemos o mundo do PLH- Português como Língua de Herança, uma modalidade de ensino e prática da língua portuguesa e transmissão da nossa cultura, presente em diversas partes do mundo.

Nasce o Projeto Mininiños 

Coincidências da vida ou não, o pontapé inicial foi dado com a nossa participação no Congresso de Multilínguismo, atuando no stand do Consulado do Brasil, a convite do Sr. cônsul Vicente Soriano. Nesse evento, já contávamos com a Paula Carneiro, entusiasmada por colaborar e participar da nossa iniciativa. Éramos 3!

Nathalie Torres Garcia, subdiretora geral de Política Lingüística e Gestão do Multilingüismo; Vicente Soriano Baños, cônsul honorário do Brasil em Valência, Paula Carneiro, coordenadora Mininiños, Rubén Trenzano Juan, Diretor Geral de Política Linguística; Aline Navarro coordenadora do Mininiños.

Divulgamos o início do nosso projeto de PLH -Português como Língua de Herança- e conhecemos muitos brasileiros residentes.

Nosso stand recebeu a visita de muitos brasileiros que foram para participar de uma das atividades do dia: o coral. Cantamos (e desafinamos) a música Aquarela do Toquinho e foi também uma maneira de incluir-nos na comemoração do Dia Internacional do Português como Língua de Herança, idealizado pela BEM (Brasil em Mente) de Nova Iorque, com quem fizemos nossos primeiros contatos.

Através da música, recebemos nossa 4ª apoiadora e componente desse projeto: Luciana Monte. A conhecemos nesse dia e já se entregou de corpo, mãos auxiliadoras e ativas à essa iniciativa.

Aline, Gilca, Paula e Luciana… e muitos nomes mais, como a Ana Sueli Sousa e o Adriano dos Santos, que chegaram para somar também!

Coral – Feria de Idiomas y Congreso de Multilingüismo de Valencia.

Nomes, corações e mãos que seguirão escrevendo a história da Casa Do Brasil Valencia.

 

Estamos abertos para receber a todos os brasileiros que vivem em Valencia e que já estejam realizando alguma atividade artística ou educativa. Quer participar? Escreva para casadobrasilvalencia@gmail.com e vamos nos conhecer! Aquele abraço!

4 Comentarios

  1. Marcelo Ortega

    Que legal .
    E bom saber que nossa cultura brasileira está em valência .
    Estou querendo ir conhecer valência e quero conhecer vcs também

    Responder
  2. Arutana Coberio Terena

    Achei interessante, pois um pessoa não é uma pessoa se não conhecesse seu passado e não o cultua, e o nosso se chama Brasil, com todos os seus erros, acertos e defeitos, desde o início de nossa história.

    Responder
  3. Arutana Coberio Terena

    Somene agora percebi que há apenas mulheres.
    Por acaso não seria interessante ampliar, com brasileiros do sexo masculino?
    Lógico que são vocês que decidem.
    Atenciodamente.

    Responder
    • casadobr

      Olá!
      Sim, este evento sim, é apenas para mulheres.
      Mas, há outros eventos brasileiros que divulgamos que é para todos!
      Em breve teremos novidades também!
      Um abraço e bem-vindo à Valencia! Agradecemos seu contato.

      Responder

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *